segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Libertadores da América


Calma! ... Se você pensou que esta era uma mensagem falando sobre futebol e o torneio continental, se enganou. O nome do Torneio da América do Sul tem sim, tudo a ver com História. A homenagem no nome da competição desportiva é uma menção ao grupo de homens que lutou contra dominação espanhola e dedicou-se à Independência de várias nações, entre elas, a Argentina, o Uruguai, o Paraguai, Chile, Colômbia, Venezuela e Equador. No grupo destes homens estão San Martín, Simon Bolívar, Padre Hidalgo e outros.

Por que lutar pela independência?
Em sua maioria estes homens eram criollos, ou seja, nascidos na América, brancos, livres mas com pouco ou nenhum direito político, faziam parte de uma classe de pessoas abastadas e por isto, muitos deles estudaram na Europa, onde tiveram contato com as idéias iluministas. Retornando aos seus países os que chegavam da Europa traziam o desejo de liberdade, de ter o controle sobre o comércio e do fim das restrições mercantilistas.

O momento

Vivendo o contexto das Guerras Napoleônicas, aproveitaram-se das fraquezas da Espanha e com o apoio dos Estados Unidos e da Ingalterra, puseram fim ao domínio espanhol na América.
No entanto muita coisa manteve-se inalterada, a escravidão por exemplo, foi mantida por algum tempo em boa parte dos países, e a intensa desigualdade não desapareceu. Também houve uma intensa disputa de interesses entre os criollos, o que impossibilitou a formação de uma grande nação americana como desejava Símon Bolívar.
E Hoje?
Ainda é possível ver nos blocos econômicos das Américas do Sul e Central as divergências e disparidades entre as nações. O sonho de união de uma América Latina, defendido por Bolívar ficou para trás. Novas tentativas como o MERCOSUL e o Pacto Andino, ainda estão longe alcançar o efeito desejado, fala-se ainda em Revolução Bolivariana. Até onde estamos prontos para construir um processo democrático e maduro de uma união dos povos americanos? Voltando o olhar para o passado podemos compreender como os tramáuticos processos de independência da nações latino-americanas deixaram marcas, um exemplo disto é a comparação entre a Independência das Colônias Espanholas na América e a Independência do Brasil, é possível perceber semelhanças e diferenças, bem como influências na atualidade destes países?

A América Latina mais justa é um sonho em construção, pensando sobre o nosso passado e refletindo as atuais alternativas, onde poderemos chegar?



Veja mais em:

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=32

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1883435

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=31704262

2 comentários:

Walter Miro disse...

Parabéns professor pela idéia do Blog, ele tende a crescer, pois boas iniciativas sempre dão certo!

Fernando Firmino da Silva disse...

Oi, Jorge. Obrigado pelo comentário e nossa permanente amizade. Afinal de contas, tudo começou com nossas iniciativas na Escola Padre Zuzinha. Parabéns pela profissão de professor de História. Pelo que conheço de você e de sua capacidade com certeza está realizando um excelente trabalho. Abraços

fernando