terça-feira, 18 de setembro de 2007

89 anos de Paróquia... Uma parte de nossa História


Primeiro uma rudimentar capelinha de taipa, depois as reformas de Pe. Ibiapina e Pe. Estima. Ao longo dos anos outras reformas foram acontecendo e ela se transformou no que é hoje... um dos marcos históricos e ícone de Santa Cruz do Capibaribe. A igreja matriz viu passarem ao longo destes anos padres, ocorrerem inúmeras festas em homenagem ao padroeiro, o Senhor Bom Jesus do Aflitos, . Nela casaram-se muitos dos filhos e filhas desta cidade, dos conhecidos e ilustres aos mais comuns. Batizados, crismas e outras cerimônias religiosas se realizaram neste templo. Depois vieram a Igreja de São Cristóvão e outras acompanhando o crescimento do município.
Na sede da paróquia e em sua secretaria estão arquivos da história e da memória coletiva de uma população, de livros tombo a imagens de arte sacra são elementos importantes e constitutivos de um passado e presente de um povo.
Hoje a Paróquia do Senhor Bom Jesus e São Miguel comemora 89 anos de vivacidade e se prepara para festejar os seus 90 cheios de júbilo.
É uma referência que merece ser melhor conhecida e preservada em nosso município.

Na sua opinião qual o valor histórico da paróquia do Senhor Bom Jesus e São Miguel em Santa Cruz o Capibaribe?

Nenhum comentário: