sábado, 14 de julho de 2007


Hoje é um dia significativo para a História Moderna e Contemporânea do chamado “Mundo Ocidental”, é a data em que se comemora a Queda da Bastilha, marco da Revolução Francesa.
Na França, há 218 anos, importantes fatos alteravam os rumos da sociedade européia (particularmente a francesa) e influenciariam relevantes transformações no mundo contemporâneo nascente. Claro que uma data, ou mesmo a tomada de uma antiga prisão, não sintetizam um evento da grandiosidade da Revolução Francesa, mas sem dúvida, este momento – o da tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789 – é um indicativo de que as coisas estavam mudando.
Uma multidão composta por vários setores do Terceiro Estado francês, revoltada com a própria condição e confusa com as notícias vindas da Reunião dos Estados Gerais em Versalhes, vai às ruas de Paris e liberta os prisioneiros políticos encarcerados naquela fortaleza. De fato, o Anciet Regimè, dava sinais claros de esgotamento.
Mesmo não sendo um grande fato do ponto de vista militar, nem uma conquista social de destaque, a queda da Bastilha assustou os nobres e a realeza e provocou reações externas;

“Todas as Nações, à notícia de sua ruína, acreditaram-se libertadas.”

(MICHELET, Jules. História da Revolução Farancesa. Citado IN: OSTERMANN, Nilse Wink e KUNZE, Iole Carretta. Às armas cidadãos! A França Revolucionária (1789-1799). São Paulo: Atual, 1995.

Hoje a França celebrou com muita pompa o evento, que foi um dos referenciais do surgimento de um novo mundo; junto com a Revolução Industrial e com a Independência dos EUA, no século XVIII.
Muitos ainda se perguntam sobre o real significado desta revolução e a amplitude de suas conseqüências, mas é notório que o Antigo Regime, com seu Absolutismo e seu Mercantilismo, sofreram um decisivo golpe, desferido pela burguesia (daí alguns chamarem-na de Revolução Burguesa).
Como devemos encarar a Revolução Francesa afinal?

Para mais veja:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=529730
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1654900
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11137605
http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/paris/paris.htm