O Cotidiano do Antigo Egito
A mais misteriosa e estudada civilização é a egípcia. Desde o século XIX, muitos estudiosos se debruçam sobre os achados desta sociedade, tentando narrar e reescrever o seu passado. Faraós, rainhas, templos e deuses são os principais focos destas pesquisas. Mais recentemente, graças a teorias e novas interpretações históricas, outros elementos do Antigo Egito têm sido postos em evidência. São ecos da História do Cotidiano se manifestando na narrativa sobre a Terra dos Faraós.
Escavações arqueológicas, análises de tumbas, documentos escritos e pinturas têm servido para elucidar a vida dos “homens comuns” do Egito, seu trabalho, suas relações sociais, sua dieta, enfim tudo que se pode saber e estudar sobre a vida das pessoas que também constroem a História e que por vezes ficam à margem na escrita da mesma.
Sabemos hoje, que incensos faziam parte do dia-a-dia das famílias do Egito, que usavam roupas em cores e tecidos de acordo com o seu trabalho e sua posição social, há ainda o fato de que se organizavam para a prática de tarefas coletivas, como a construção de uma residência, em sistema de mutirão (fato comum no Egito atual). Sabemos também, que o pão, em geral era preparado na própria residência, que a alimentação era composta basicamente de pão, alho, cerveja e peixe (caso pescassem), pato ou outra carne (elemento nem sempre presente na maioria das casas), já os nobres consumiam, queijos, vinhos e outros, fator que demonstra uma desigualdade. Na medicina esta desigualdade, quase não existia, ou seja são variantes de um mesmo processo. A História do Cotidiano tem se revelado um excelente caminho para o entendimento de transformações e permanências, de semelhanças e diferenças nas várias temporalidades de um local específico, e serve também como um valioso caminho a ser trilhado por professores em suas aulas de História.
Você concorda que o cotidiano dos povos estudados deve ser visto em pesquisas e aulas? Ou acha que o importante é a menção aos grandes fatos e personagens?
Referências:
RAMALHO, Priscila. A História em Detalhes. Revista Nova Escola págs. 26-29, Junho/Julho de 2002, São Paulo: Abril.
NOGUEIRA, Pablo. Os novos mistérios do Egito. Revista Galileu págs. 35-47, Dezembro de 2006, São Paulo: Globo.
__________ Documentário: A História Oculta do Egito, EUA: Discovery.
Escavações arqueológicas, análises de tumbas, documentos escritos e pinturas têm servido para elucidar a vida dos “homens comuns” do Egito, seu trabalho, suas relações sociais, sua dieta, enfim tudo que se pode saber e estudar sobre a vida das pessoas que também constroem a História e que por vezes ficam à margem na escrita da mesma.
Sabemos hoje, que incensos faziam parte do dia-a-dia das famílias do Egito, que usavam roupas em cores e tecidos de acordo com o seu trabalho e sua posição social, há ainda o fato de que se organizavam para a prática de tarefas coletivas, como a construção de uma residência, em sistema de mutirão (fato comum no Egito atual). Sabemos também, que o pão, em geral era preparado na própria residência, que a alimentação era composta basicamente de pão, alho, cerveja e peixe (caso pescassem), pato ou outra carne (elemento nem sempre presente na maioria das casas), já os nobres consumiam, queijos, vinhos e outros, fator que demonstra uma desigualdade. Na medicina esta desigualdade, quase não existia, ou seja são variantes de um mesmo processo. A História do Cotidiano tem se revelado um excelente caminho para o entendimento de transformações e permanências, de semelhanças e diferenças nas várias temporalidades de um local específico, e serve também como um valioso caminho a ser trilhado por professores em suas aulas de História.
Você concorda que o cotidiano dos povos estudados deve ser visto em pesquisas e aulas? Ou acha que o importante é a menção aos grandes fatos e personagens?
Referências:
RAMALHO, Priscila. A História em Detalhes. Revista Nova Escola págs. 26-29, Junho/Julho de 2002, São Paulo: Abril.
NOGUEIRA, Pablo. Os novos mistérios do Egito. Revista Galileu págs. 35-47, Dezembro de 2006, São Paulo: Globo.
__________ Documentário: A História Oculta do Egito, EUA: Discovery.