terça-feira, 28 de agosto de 2007

Cidadãs e cidadãos!


O direito à cidadania é uma das condições mais importantes para muitas pessoas. Poder se sentir membro da comunidade gentílica, é algo de que, provavelmente, a grande maioria não prescinde. Poder participar da vida pública do país, possuir direitos e deveres, ser livre (dentro dos limites da lei) é uma conquista quem vem se consolidando nas democracias modernas.
A origem deste avanço pode ser encontrada em dois momentos distintos da História da Humanidade. O primeiro remonta à Antiga Grécia e suas pólis (cidades-estados) e o segundo à Revolução Francesa, do século XVIII.
Para os gregos a condição de cidadania estava atrelada ao nascimento (ser grego), à maioridade (18 anos em Atenas e 25 em Esparta) e ao serviço público (como servir ao exército ou pagar impostos), lembrando que só homens exercitavam estes direitos. Ainda em Atenas, o bom cidadão era o que expressava-se na Assembléia.
A Revolução Francesa, extinguiu o Ancièt Regime e promulgou a
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que entre outras coisas, define os homens como livres e iguais perante a lei e que serviu de princípio para a maioria das leis modernas.
Depois vieram inclusão das mulheres, ampliação dos direitos e as mudanças não param. Atualmente a cidadania se vê diante de novas interpretações como a dupla cidadania, a cidadania nos blocos econômicos (MERCOSUL e União Européia, etc.) e mesmo os direitos através de mundo virtual que cria uma espécie de nova cidadania.
É a dinâmica da História, reinventar conceitos e fórmulas e estar em constante transformação.

Veja como a cidadania é tratada no Brasil

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm

Quais os desafios que existem na construção da cidadania atualmente?

Que soluções podem ser proposta para a cidadania no mundo globalizado e no mundo virtual?
Comunidade Cidadania

Nenhum comentário: