segunda-feira, 23 de julho de 2007

Charges e História


A História se relaciona muito bem com outras áreas do conhecimento humano. Por diversas vezes faz destas outras áreas um suporte para expandir suas análises ou complementar o sentido de seu estudo, outras vezes é a História que serve de esteio para a análise, interpretação ou expansão de outro ramo do saber.
Uma das atividades que muito se afina com a História e que tem sido usado ao longo do tempo como um recurso valioso na expressão do conhecimento histórico é a Charge. Os desenhos satíricos que mostram personalidades da política ou mesmo fatos e situações corriqueiras em tons irônicos são um valioso material para reforçar ou ampliar a análise histórica de um fato.
A Charge é também uma expressão cultural de um povo, de um lugar e de uma época – logo histórica. A observação das charges, pode relevar muito sobre os padrões culturais de um povo, de uma sociedade. Neste quesito, parece ser o Brasil um privilegiado, pois desde os tempos de Império que possui importantes chargistas ou cartunistas a desvelar com bom humor os fatos do dia-a-dia político do país. De Agostini a Caruso, passando por Jaguar, sempre tivemos excelentes cartunistas em nossa imprensa. Que continue sendo assim, afinal, imagine o leitor um jornal sem as charges...

Um comentário:

Lucivania Araujo disse...

Adorei a postagem,estava eu procurando algo sobre charges e encontrei este... Ainda vou aproveitar para um trabalho q estou fazendo. valeu!!!