domingo, 22 de março de 2009

Charles Darwin, 200 anos.


No Brasil e em muitos outros lugares já se vivia o clima de Carnaval. Já na comunidade científica comemoravam-se os 200 anos de nascimento do naturalista inglês Charles Darwin (12/2/1809-19/4/1882). Darwin é o responsável por uma das mais importantes e revolucionárias teorias da ciência moderna: A Teoria da Evolução das Espécies. Publicada em 1859 no livro “A Origem das Espécies”, esta tese defende a ideia de que há na natureza uma seleção natural dos seres mais aptos e uma eliminação dos menos dotados.
Como não poderia deixar de ser esta teoria causou muita polêmica e gerou as mais diversas reações.
A pesquisa
Charles Darwin viajou a bordo do navio HMS Beagle, que fazia a coleta de dados cartográficos para a marinha britânica. A viagem do Beagle durou quase cinco anos (1831-1836), sendo que Darwin passou parte deste período em terra firme. Durante a viagem – mesmo com períodos de estadia – Darwin pode coletar importantes informações que ele juntou a dados de pesquisas anteriores feitas por estudiosos de diversas áreas e que foram sedimentando as ideias sobre a evolução e a seleção natural das espécies. Ao final da viagem ele já havia se tornado importante no universo acadêmico graças à divulgação, por alguns amigos, de parte de suas ideias e de seus resumos.
A vigem a bordo do Beagle não foi fácil. Durante o percurso Charles Darwin sofreu de palpitações, vômitos e outros sintomas que por pouco não o fizeram desistir, mas ele manteve-se firme em seus propósitos científicos e concluiu a jornada, mesmo não recebendo nenhum pagamento por isto.
A divulgação dos resultados e as reações
Darwin demorou para publicar suas idéias. Em 1844 lançou o livro “Vestígios da História Natural da Criação”, que provocou reações adversas até mesmo em alguns de seus amigos (note-se que o título do livro ainda menciona a criação). Sabendo das possíveis reações que suas teorias iriam provocar ele decidiu ser cauteloso ao divulgá-las, porém com notícia de que Alfred Russel Wallace, trabalhava numa tese similar à sua, Darwin decidiu publicar em 1858 o resultado dos seus estudos em conjunto com os de Wallace. Como se previa a divulgação gerou reações que iam da incredulidade às mais grotescas charges e insultos. Tanto nos meios acadêmicos quanto na esfera religiosa a teoria da evolução encontrou adversários e gerou polêmica. Ao final do século XIX e, especialmente, no século XX é que as idéias de Darwin se tornaram a principal fonte explicação científica para o surgimento e a evolução das espécies de seres vivos do planeta. Mesmo hoje, ainda há rejeição às ideias darwinianas como por exemplo em certos lugares dos Estados Unidos onde o evolucionismo foi banido dos livros didáticos e das salas de aula.
Algumas curiosidades
Durante os quase cinco anos que duraram a viagem do Beagle, Darwin passou mais de um terço em terra firme, onde se hospedou e ate residiu por certo tempo em alguns lugares, entre eles, o Brasil (onde esteve em Fernando de Noronha, na Bahia e no Rio de Janeiro).
No Chile presenciou um terremoto.
Darwin fez observações geológicas afirmando que a massa terrestre da América estava se elevando.
Para fortalecer suas ideias sobre as mudanças que poderiam ocorrer em determinadas espécies animais Darwin conversava frequentemente com criadores de pombos e porcos.
A importância de Darwin
É difícil negar a importância dos estudos de Charles Darwin e sua contribuição para o conhecimento da humanidade. Só mesmo deixando de lado certos ranços e preconceitos podermos ter a clara noção da revolução provocada por suas teorias.

Um comentário:

Diogo Barreto disse...

Ainda hoje é uma teoria que levanta suspeitas. A semelhança entre as capacidades cognitivas de macacos e humanos são limitadas, porém há casos onde observa-se que as barreiras são rompidas e interessantes analogias podem surgir.

Em mais 100, 200 anos essa teoria de Darwin ainda vai ser muito, mas muito fresquinha para análise. Ultrapassado será o pensamento fixo de que ela foi superada.